Oficina Cultural Alfredo Volpi

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO E SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA CONVIDAM

Atividades Gratuitas!



OFICINA CULTURAL DE ITAQUERA “ALFREDO VOLPI




É AMANHÃ!!

TERÇA-FEIRA - DIA 23/7/2013!!!

INSCRIÇÕES ABERTAS A PARTIR DAS 13h









PROGRAMAÇÃO AGOSTO A OUTUBRO DE 2013

CULTURA GERAL

WORKSHOP: ARTE PÚBLICA – QUEM SE IMPORTA?
Coordenação: Ana Silvia Bloise.
10 a 31/8 – sábados – 10h30 às 13h
Público: artistas e interessados no desenvolvimento da arte pública, a partir de 16 anos.
Inscrições: 23/7 a 6/8
Seleção: carta de interesse.
12 vagas

A Oficina busca fornecer elementos de reflexão sobre o significado da arte publica. A partir da representação áudio visual de obras, performances e atividades realizadas na cidade de São Paulo, os participantes serão convidados a construir um significado para a arte publica, destacando elementos, valores e simbologias que a distinguem de outras formas de manifestação.

Ana Silvia Bloise é pós-graduada em Museologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, com especialização em Gestão de Políticas Públicas de Cultura pela UnB.  Foi responsável pela implantação de centros de memória e atividades de museologia em diversas instituições públicas e privadas. Dirige a empresa Oficina 3.

LITERATURA

WORKSHOP: COPA EM CRÔNICA – “UM OLHAR TÁCITO NO TEMPO”
Coordenação: Márcia Plana.
14/09 à 05/10 – sábados – 10h30 às 13h
Público: artistas e interessados em literatura, a partir de 16 anos.
Inscrições: 23/7 a 10/09
Seleção: carta de interesse.
12 vagas

Copa em Crônica - “Um olhar tácito no tempo” – São encontros que valorizam a percepção, a criticidade e a criatividade via elementos e fatos do cotidiano, possibilitando capturar histórias para a elaboração de crônica, em especial sobre a Copa do Mundo de 2014. Assim, teremos momentos de diálogos, leituras, reflexões e escritas.

Márcia é Graduada em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Ribeirão Pires  e em Pedagogia para Licenciados pela Universidade Nove de Julho, Pós- Graduada em Língua Portuguesa pela Universidade de Campinas UNICAMP, mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É integrante do Grupo de poesia Taba de Corumbê de Mauá e dos Estudos de Poética: Interconexões Diacrônico-Sincrônicas na Poesia Brasileira e Portuguesa(PUC-SP). Escritora e professora desenvolve trabalhos com a literatura.

DESIGN

WORKSHOP: DESIGN DE INTERIOR – “IDÉIAS ECOLÓGICAS”
Coordenação: Helena Lazarine
Participação: Nido Campolongo
4/9 a 9/10 – quartas feiras – 14h às 17h
Público: adolescentes e adultos com interesse em artes plásticas e design, a partir de 16 anos.
Inscrições: 23/7 a 31/8      
Seleção: questionário e carta de interesse.
10 vagas

O Workshop terá o foco no desenvolvimento de peças de design e arte, tendo como matéria prima, materiais inusitados do nosso cotidiano, doméstico e industrial. Esta atividade resultará em projetos autorais desenvolvidos de forma individual ou coletiva, além de proporcionar a democratização da pesquisa de materiais e práticas relativas a arte e o design contemporâneo.

Helena Lazarine iniciou a sua carreira como artesã no Estúdio Nido Campolongo em 1996 por ocasião da Exposição Hagoromo, em São Paulo. A partir desta instalação de 06 esculturas no Centro Cultural São Paulo, a costureira de formação tradicional passou a costurar papéis e resíduos além de produzir e coordenar a produção da maioria das obras idealizadas pelo artista plástico, cenógrafo e designer Nido Campolongo. As peças variam de pequenos objetos às grandes instalações em interiores. Mesas, cadeiras, esculturas de parede e luminárias são algumas das centenas de peças produzidas pelas mãos de Helena Lazarine exclusivamente para o Estúdio Nido Campolongo até os dias de hoje.

Nido Campolongo é cenógrafo, artista plástico, designer gráfico e de produto. Dedica-se à criação de produtos e mobiliários, produção de pinturas e giclês. Realiza constantemente projetos e estabeleceu parcerias com importantes empresas como Natura, Unilever, Klabim e Banco Itaú. Participou da 3ª Bienal Brasileira de Design e da 2ª Bienal Iberoamericana de Design na Espanha.

MÚSICA

WORKSHOP FALANDO E CANTANDO: POSTAÇÃO E PROJEÇÃO VOCAL.
Coordenação: Bill Rodgers.
19/8 a 9/9 – segundas feiras – 19h às 21h30
Público: atores, cantores e profissionais que utilizam a voz, a partir de 16 anos.
Inscrições: 23/7 a 10/8      
Seleção: aula aberta dia 12/8 – segunda feira – 19h às 21h30.
10 vagas

A Oficina Falando e Cantando tem o intuito de ensinar o aluno a reconhecer  seu timbre vocal, a maneira correta de falar, postar e projetar a voz,  aquecer e desaquecer a voz, respiração correta, falar em público, articulação, dicção e técnicas de canto solo e em grupo.

Bill Rodgers – Canta profissionalmente. Criou e atuou em diversas peças teatrais musicais, fez parte de grupos de teatro de rua e amadores, professor de canto e postação vocal em igrejas e grupos, concluindo Radialismo Setor Locução e Radio e TV.

MODA

WORKSHOP DE MODA: “FASHION ART”
Coordenação: Dorothy Campolongo.
14/9 a 5/10 – sábados – 14h às 17h
Público: adolescentes e adultos com interesse em moda, design, decoração e estamparia, com ou sem prévia formação nas áreas citadas, a partir de 16 anos.
Inscrições: 23/7 a 10/9      
Seleção: questionário e carta de interesse.
12 vagas

O Workshop apresentará ao público uma breve história da arte milenar dos tingimentos naturais, sobretudo a importância e nobreza nos vestuários até os dias de hoje, trabalhando a prática da moda, decoração, estamparia, acessórios, objetos, criação e desenvolvimento de roupas.

Dorothy Campolongo, formada em Artes Plásticas em 1978 na FAAP, iniciou a sua carreira como estilista na Gledson em 1979, foi proprietária e estilista da conceituada marca VARAL de 1983 até 1996. Como consultora de moda atuou para várias marcas até trabalhar como estilista na DASLU em 2000 a 2003. Dorothy também atuou como estilista em sua confecção desenvolvendo roupas em seda para grandes marcas até 2006. A partir de 2007, a designer atua como assessora de moda e pintura em seda para decoração e roupas sob medidas.

AUDIOVISUAL

OFICINA DE MODELAGEM E ANIMAÇÃO 3D EM BLENDER
Coordenação: Priscila Argoud
6/8 a 5/9 – terças e quintas feiras – 19h às 21h30
Público: interessados em animação, cinema, linguagem 3D e produção audiovisual, a partir de 16 anos.
Inscrições: 23/7 a 1/8        
Seleção: carta de interesse.
08 vagas

Durante esta oficina, o participante será convidado a produzir um pequeno vídeo de animação 3D, desenvolvendo todas as etapas da produção, da modelagem e animação até a gravação do DVD.

Priscila Argoud é cineasta de formação e recentemente, realizou cinco curtas-metragens de animação para o espetáculo infanto-juvenil “Quem Apagou a Luz?”, além de elaborar a concepção visual do logo do Grupo 3 de Copas e a arte gráfica do espetáculo “Dr. Corujis: quem disse que o que não se vê não é?”.

WORKSHOP: FORMAÇÃO DE CINECLUBE
Coordenação: Tiopac.
9/9 a 7/10 – segundas feiras – 15h às 17h30
Público: Integrantes de grupos e ongs, professores e agentes multiplicadores, produtores e dirigentes culturais das cidades que não possuem sala de cinema, a partir de 16 anos.
Inscrições: 23/7 a 4/9        
Seleção: carta de interesse.
12 vagas

Salientar a elaboração e planejamento da organização de cineclubes, que envolve legislação, montagem do espaço físico, o conforto dos espectadores, equipamento que será utilizado e a escolha do filme exibido. Visando assim estimular a formação de um núcleo de produção e difusão em audiovisual na região e nos demais municípios.

Conhecido popularmente como Tiopac, Claudio Nunes de Souza, é realizador de ações na área de audiovisual desde 2002, presidente remanescente da Federação Paulista de Cineclubes de São Paulo, integrante do conselho nacional de cineclubes, foi monitor do programa cine+ cultura na implantação de dezenas de cineclubes em São Paulo, gestor do ponto de Cultura WebTv Cidade Tiradentes

WORKSHOP: COMPOSIÇÃO DE TRILHA SONORA A PARTIR DE SOFTWARES LIVRES
Coordenação: André Grynwask.
8/8 a 5/9 – quintas feiras – 14h30 às 17h
Público: interessados em produção e edição de áudio, a partir de 14 anos.
Inscrições: 23/7 a 2/8        
Seleção: carta de interesse.
08 vagas

A Oficina de Composição de Trilha Sonora utilizando Softwares Livres tem como objetivo instrumentalizar o aluno na utilização de softwares como o Audacity e o Soundation, além de promover a reflexão sobre uma utilização coerente da trilha sonora no audiovisual e nas artes cênicas.

André Grynwask é compositor de trilhas sonoras para diversos espetáculos teatrais e projetos audiovisuais. Recebendo reconhecimento pelo seu trabalho através de participação no Festival “World Soundtrack Academy” na Bélgica, da seleção para a 12º Quadrienal de Artes Cênicas de Praga na Áustria, além de outros Festivais Nacionais e Internacionais.

FOTOGRAFIA

WORKSHOP DE PERSPECTIVA FORÇADA: “A ILUSÃO DE ÓTICA NA FOTOGRAFIA”.
Coordenação: Gabriel Cabral.
14/9 a 5/10 – sábados – 14h às 17h
Público: fotógrafos amadores e interessados em artes visuais que possuam câmera, a partir de 14 anos.
Inscrições: 23/7 a 11/9      
Seleção: portfólio impresso ou digital.
12 vagas

O Workshop de Perspectiva Forçada: “A Ilusão de Ótica na Fotografia” vai buscar apresentar técnicas e linguagens desta área fotográfica. A oficina propõe uma discussão teórica sobre o campo da ilusão de ótica a partir da produção dos alunos dentro e fora de sala de aula.

Gabriel Cabral é bacharel em fotografia pelo SENAC. Estudou cinema na Escola São Paulo e foi repórter fotográfico do Jornal Destak. Atualmente desenvolve projetos em fotografia e cinema pela ZYRÉ Produções.

RETRATOS: “OFICINA DE INSTALAÇÃO”
Coordenação: Monica Simões
6 a 29/8 – terças e quintas feiras – 14h30 às 17h
Público: interessados em artes visuais e em processos criativos, a partir de 16 anos.
Inscrições: 23/7 a 1/8        
Seleção: carta de interesse.
10 vagas

Oficina de instalação para desenvolver processos criativos e experimentar novas formas de exposição utilizando como suporte principal a fotografia. 

Mônica Simões possui mestrado em artes visuais pela  Universidade Federal da Bahia e residência na Escola Superior de Arte e Mídia de Colônia, na Alemanha, é fotógrafa, videomaker e artista plástica. Há 20 anos, atua em pesquisa, curadoria, roteiro, direção e criação de projetos na área das artes visuais. Tem vasta experiência em ministrar oficinas de áudio visual e artes plásticas, tendo realizado várias entre São Paulo e Salvador.

MEIO AMBIENTE / ARTES PLÁSTICAS

OFICINA DE ESCULTURA TECNOLÓGICA
Coordenação: Vera Campaner.
6/8 a 10/9 – terças feiras – 19h às 21h30
Público: estudantes de artes visuais, escultores e demais interessados, a partir de 16 anos.
Inscrições: 23/7 a 1/8        
Seleção: carta de interesse.
10 vagas

Projeto tem a finalidade, de dar um destino artístico ao lixo tecnológico resultante de várias atividades da nossa civilização e transformá-lo em esculturas dinâmica, em 3D.

Vera Campaner, formada em Comunicação Social e Restauração de Obras de Artes, no Liceu de Artes e Ofícios de SP, estudou Design Sócio Ambiental e Perspectivas para a Sustentabilidade no IDDS. Ministra Oficinas e Workshop de Artes e Meio Ambiente na rede SESC e SENAC e em outros espaços culturais, além de Cursos livres no seu próprio ateliê.

ARTES PLÁSTICAS

WORKSHOP DE CONSTRUÇÃO DE MASCARAS ARTISTICAS
Coordenação: Dani Alves
4/09 a 09/10 – quartas feiras – 19h às 21h30
Público: artistas e interessados em geral, a partir de 16 anos.
Inscrições: 23/7 a 30/8      
Seleção: carta de interesse.
15 vagas

O curso apresenta meios e técnicas na criação de máscaras com cunho artístico em papel. Todas as aulas são práticas e o objetivo é direcionar o aluno na intervenção do material escolhido para a confecção das máscaras.

Formada em Comunicação Social, atuou por 10 anos na área de Publicidade e Propagando. Atualmente estuda Artes Visuais e presta serviço no Centro de Atividades Culturais do SESI-SP, há oito anos se utiliza de materiais de fácil acesso na criação de moldes, fundição e esculturas em trabalhos que levem o espectador a pensar o corpo inserido no mundo.

ATIVIDADES INTEGRADAS

ARTES PLÁSTICAS

OFICINA DE MINI ESCULTURA E MODELAGEM DE PERSONAGEM TOY
Coordenação: Igor Gosling
9 a 13/9 – segunda a sexta feira – 14h às 18h
Público: escultores, desenhistas, artistas plásticos e interessados em artes visuais com conhecimento intermediário em alguma das áreas citadas, a partir de 16 anos.
Inscrições: 23/7 a 2/9        
Seleção: questionário e carta de interesse.
12 vagas

Esta oficina tem como objetivo mostrar as técnicas para a realização de um personagem toy em resina, a partir da escolha de um dos artistas patronos da rede de Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Será abordado cada um dos processos: o desenho direcionado para a produção, a modelagem, escultura, molde, fundição em resina e algumas técnicas de acabamento e pintura. Seu produto final fará parte de uma exposição itinerante pelas unidades da rede.

O artista Igor Gosling é publicitário e escultor com grande experiência na área, ministra constantemente cursos e workshops, estudou técnicas de modelagem e escultura com grandes nomes das artes manuais. Desenvolve e viabiliza projetos pessoais e empresariais, criando protótipos e esculturas para fins variados como design de produtos, mascotes, brinquedos, hobbie modelismo, brindes, action figures e outros. È proprietário do Gosling Studio, um estúdio de arte com foco no design de personagens e projetos através da modelagem e escultura.

ATIVIDADES INTEGRADAS
                                          
HISTÓRIA EM QUADRINHOS

WORKSHOP DE CHARGES E TIRINHAS: “CARICATURANDO OS ARTISTAS”
Coordenação: Toni D’ Agostinho.
9 a 30/8 – quartas e sextas feiras – 14h30 às 17h
Público: desenhistas, estudantes de artes visuais e demais interessados, a partir de 13 anos.
Inscrições: 23/7 a 6/8        
Seleção: no ato da inscrição, trazer um desenho de tema livre.
10 vagas

Através da prática do desenho, o participante desenvolverá charges e tirinhas a partir de uma caricatura criada, de livre escolha, de um dos artistas patronos da rede de Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Seu produto final fará parte de uma exposição itinerante pelas unidades da rede.

Toni D’Agostinho é formado em Desenho e Pintura (Escola de Belas Artes), História em Quadrinhos e Anatomia (Escola Igayara) e Desenho Publicitário, Ilustração e Artes Plásticas (Escola Panamericana de Artes). É autor do livro “50 Razões para Rir” e realizou as exposições “O Futebol Pensado”, “Os Gatos da Santa Casa”, “Da Boca pra Fora” e “Nanquim no Machado”.

TEATRO

OFICINA DE JOGOS DRAMÁTICOS: AS DIFERENTES PROPOSTAS DE INTERPRETAÇÃO NO CIRCO E TEATRO.
Coordenação: Marlene Fortuna.
21/8 a 9/10 – quartas feiras – 14h às 17h
Público: estudantes, atores, dramaturgos, interessados em geral pelo teatro e pela necessidade de desbravamento corpóreo vocal emocional, a partir de 13 anos.
Inscrições: 23/7 a 17/8      
Seleção: carta de interesse.
15 vagas

A oficina ira mostrar alguns paradigmas que caracterizam o Circo e o Teatro em diferentes formas de utilização: criatividade, intuição, interação e improvisação. Assim como ira esclarecer com absoluta clareza, o perfil e a personalidade estética dos atores das duas áreas.

Marlene Fortuna, Pós-Doutora em Artes Cênicas pela UNICAMP, é especializada nas áreas de Interpretação Teatral, Expressão e Performance, História da Arte e Artes Pós-Modernas e Contemporâneas.
                                      
OFICINA DE INICIAÇÃO AO TEATRO DE SOMBRAS
Coordenação: Milton Aires.
3 a 26/9 – terças e quintas feiras – 14h30 às 17h
Público: adolescentes e adultos interessados em artes cênicas, a partir de 13 anos.
Inscrições: 23/7 a 29/8      
Seleção: carta de interesse.
12 vagas

A oficina de iniciação ao teatro de sombras tem como premissa a experimentação da linguagem do teatro de animação com a técnica do teatro de sombras. A oficina possibilita o fazer artístico, a criação de histórias e a aprendizagem da técnica de teatro de sombras fundamentado na técnica chinesa e novos práticas contemporâneas.

Ator, Educador Artístico e Contador de Histórias. Desenvolve projetos de cursos e oficinas para crianças, jovens e adultos utilizando as linguagens das Artes Visuais, do Teatro e a Dança. Atualmente pesquisa as fusões do teatro e das artes visuais através dos livros interativos Pop-Up e o teatro de sombras.

OFICINA DE IMPROVISAÇÃO TEATRAL PARA CRIANÇAS
Coordenação: Maisa Aché.
10/8 a 5/10 – sábados – 10h30 às 13h
Público: crianças, a partir de 07 anos.
Inscrições: 23/7 a 7/8        
Seleção: primeiros inscritos.
15 vagas

Realização de uma oficina de Improvisação Teatral para crianças, onde seja desenvolvido um trabalho baseado em improvisações, tendo como objetivo despertar e desenvolver a criatividade e a socialização dos participantes e uma apresentação como resultado final do processo.

Atriz e bonequeira, é autora de vários textos e tem também alguns trabalhos de direção. É fundadora da Cia. Paulista de Teatro e desde 1996 ministra cursos de Iniciação Teatral e de Confecção e Manipulação de Bonecos, em Casas de Cultura e Bibliotecas da Prefeitura, Oficinas Culturais do Estado, cursos livres e escolas particulares.

Atividades Gratuitas!


OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI
COORDENAÇÃO: GABRIELA BARROS

Rua Victório Santim, 206 – Itaquera – São Paulo (SP)
Fone: (11) 2205-5180
e-mail: avolpi@oficinasculturais.org.br




        OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI-ITAQUERA

Inaugurada em agosto de 1989 e tendo como patrono o pintor Alfredo Volpi (1896-1988) foi a primeira Oficina de bairro a ser implantada na capital. O objetivo desta Unidade é promover a inclusão cultural e social, além de fomentar e apoiar os artistas da comunidade. Para isso, desenvolve uma programação diversificada e permanente, composta por atividades gratuitas, ministradas por profissionais selecionados, em várias modalidades artísticas como: dança, teatro, artes plásticas, cinema, vídeo, fotografia, história em quadrinhos, música, canto, cultura geral, cultura afro-brasileira, literatura, gestão cultural, entre outras.

Esta Unidade visa a atender a zona leste da capital, abrangendo todas as faixas etárias e variando entre iniciante, amador e profissional. Além das atividades de formação na sede, a Oficina realiza parcerias com instituições da comunidade e promove, anualmente, Mostras de Teatro, Dança e Artes Plásticas.

Coordenadora: Nancy MolloRua Victório Santin, 206 - Itaquera - Cep: 08290-000 - São Paulo - SPTelefone: (11) 2205-5180 avolpi@assaoc.org.br Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 22h e sábado das 10h às 18 horas

                                                                                                                                                                 




                                  Técnica de Pintura em Tela,por Laila Cheblem














Técnica de Pintura Encaústica,por Vera Martins